Câmeras corporais mostram PMs atirando contra motoboy nu e desarmado em Santos
Caso ocorreu durante a Operação Escudo em 2023 e segue sob análise da Justiça após conclusão de inquéritos
Vinícius Rangel
Câmeras corporais gravaram o momento em que policiais militares atiraram contra um motoboy, sem roupas, dentro do banheiro de um imóvel em Santos, no litoral de São Paulo. O caso aconteceu durante a Operação Escudo, de combate à violência na Baixada Santista.
As imagens mostram os policiais entrando no imóvel e realizando seis disparos. O motoboy, desarmado e nu, foi baleado e, em seguida, pulou de uma altura de sete metros para tentar escapar.
+ Tarso Marques dirigia Lamborghini com mais de R$ 1,3 milhão em dívidas de IPVA
O episódio ocorreu em agosto de 2023. Evandro Alves da Silva estava em um ponto de apoio para mototaxistas quando foi atingido por um tiro de calibre 12. Ele sobreviveu.
A Operação Escudo, realizada pelo governo paulista, já vinha sendo alvo de críticas pelo elevado número de mortes provocadas pela polícia. Na ocasião, os agentes alegaram que o motoboy estaria armado, mas nenhuma arma foi encontrada.
A Secretaria da Segurança Pública informou que o caso foi investigado pelas polícias Militar e Civil. Os inquéritos foram concluídos e encaminhados à Justiça, que dará continuidade à análise.