Alunos acusados de usar IA para montar fotos falsas são alvos de operação
Estudantes de dois colégios particulares do Rio teriam manipulado imagens para criar falsos “nudes” com inteligência artificial
Renata Igrejas
A Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpriu, na manhã de 2ª feira (18.dez), 16 mandados de busca e apreensão na casa de dois alunos de colégios particulares. A dupla é acusada de usar inteligência artificial para montar falsos “nudes” de outras estudantes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A operação foi feita por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Segundo as investigações, as imagens eram produzidas e distribuídas pelos suspeitos, alunos de escolas na Barra da Tijuca, zona oeste carioca.
A polícia vai periciar dispositivos eletrônicos apreendidos. As imagens foram produzidas a partir das imagens das alunas e, depois de passar pelo processo de inteligência artificial, novas imagens foram criadas, como se as adolescentes estivessem nuas.
O objetivo é identificar os autores das fotos falsas, além das pessoas e alunos que podem ter compartilhado o material criminoso. As investigações seguem sob sigilo.