Brasil teve aumento de 14,9% nos casos de estupro no primeiro semestre
Casos de feminicídio e homicídio de mulheres também tiveram alta no período
O Brasil teve um aumento de 14,9% nos casos de estupro de janeiro a junho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. Foram registrados 34 mil estupros, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ainda de acordo com o Fórum, feminicídios e homicídios de mulheres tiveram alta de 2,6% no primeiro semestre de 2023, em comparação com o ano passado. Foram 722 mulheres vítimas de feminicídio e 1.902 assassinadas em casos registrados como homicídio.
Para Isabela Sobral, supervisora do núcleo de dados do FBSP, os números podem ser ainda maiores por conta da subnotificação de casos de violência sexual.
"Cabe ressaltar que os estupros são um tipo de crime geralmente, tipicamente, muito subnotificados por motivos diversos, seja porque a mulher tem medo de registrar ou porque não compreende que aquilo pelo que passou se tratou de um estupro ou porque se trata de uma criança ou uma pessoa vulnerável que não consegue identificar ou que tem medo, não consegue falar, confia naquele autor", disse Sobral.