Governo reafirma combate ao tráfico de drogas após fala de Lula sobre traficantes serem “vítimas dos usuários”
Nota divulgada nesta sexta-feira (24) cita operações recordes e diz que governo impõe “perdas nunca vistas ao crime organizado”



Jessica Cardoso
Hariane Bittencourt
O Palácio do Planalto divulgou, nesta sexta-feira (24), uma nota oficial para reforçar o compromisso do governo federal no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.
O texto foi publicado horas depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconhecer ter feito uma “frase mal colocada” ao afirmar, durante viagem à Indonésia, que “traficantes são vítimas dos usuários de drogas”.
Na manifestação, o Planalto afirma que o “governo do Brasil não tolera o tráfico de drogas e atua com rigor e ações de inteligência, obtendo resultados históricos contra a espinha dorsal das organizações criminosas”.
A nota cita ainda que, somente em 2024, operações da Polícia Federal (PF) resultaram na apreensão de cerca de R$ 7 bilhões em bens de criminosos, “mais do que o dobro em relação ao ano anterior”.
“Com investimento em ações de inteligência, integração entre as diferentes forças de segurança, além da repressão à lavagem de dinheiro, o Governo do Brasil está impondo perdas nunca vistas ao crime organizado”, afirmou o Planalto.
+ Oposição reage à fala de Lula sobre traficantes
O comunicado também menciona que a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 850 toneladas de drogas nas rodovias federais no ano passado e que o número de operações de combate ao crime organizado quase dobrou entre 2022 e 2024, passando de 1.875 para 3.393.
“Esse trabalho histórico poderá avançar ainda mais com as inovações do Governo do Brasil na PEC da Segurança Pública e outros textos enviados ao Congresso Nacional. O objetivo é somar as forças de todo o país para desmantelar as estruturas que alimentam o crime”, disse o texto.
Mais cedo, em publicação no X, Lula afirmou que sua posição “é muito clara contra os traficantes e o crime organizado”.
“Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, disse o presidente.







