Conselho de Ética da Câmara ouve nesta sexta (12) acusados e testemunhas sobre ocupação do plenário
Deputados ficaram na Mesa Diretora por várias horas e obstruíram votações; representações contra Pollon, Van Hattem e Zé Trovão são analisadas em conjunto

Cristiane Ferreira
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta sexta-feira (12) para dar continuidade à fase de oitivas no processo que investiga a conduta de parlamentares durante a ocupação do plenário no início de agosto, em protesto pela aprovação de anistia a condenados por atos golpistas do 8 de janeiro.
As representações contra os deputados Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC) estão sendo analisadas em conjunto, sob a relatoria de Moses Rodrigues (União-CE).
A sessão de hoje tem como objetivo ouvir as testemunhas indicadas pelos acusados e, posteriormente, os próprios parlamentares representados.
A pauta prevê, na primeira parte, a continuação das oitivas de testemunhas arroladas por Van Hattem, incluindo Zucco (PL-RS), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Maurício Marcon (Podemos-RS).
Em seguida, serão ouvidas as testemunhas indicadas por Zé Trovão: Sargento Gonçalves (PL-RN) e Alberto Fraga (PL-DF).
O ponto alto da reunião será o depoimento dos próprios investigados, começando com Pollon, seguido de Van Hattem e, por fim, Zé Trovão.
Essa fase de oitivas é essencial para a elaboração do parecer final do relator, que definirá as recomendações sobre a aplicação de penalidades.







