Vereador é preso por suspeita de ajudar facção a erguer barricadas na Baixada Fluminense
Ernane Aleixo (PL) oferecia material para dificultar entrada da polícia em comunidades, além de nomeações em troca de apoio político, segundo investigação


Emanuelle Menezes
com SBT Rio
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, nesta terça-feira (25), o vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti (RJ), durante uma operação que mira uma rede criminosa ligada ao Terceiro Comando Puro (TCP) na Baixada Fluminense. Até o momento, outras quatro pessoas também foram detidas.
O parlamentar, de 57 anos, teria fornecido material e suporte para erguer barricadas na região de Vilar dos Teles, usadas para dificultar a entrada da polícia e garantir o controle territorial, além de ter negociado vagas de nomeação em troca de apoio político. Para a polícia, essa relação sustentava a estrutura logística e financeira do TCP na região.
Áudios e mensagens obtidos pelos investigadores mostrariam o envolvimento direto do vereador com a facção criminosa. Além de Aleixo, o irmão de um traficante também foi preso. No total, as equipes cumprem 8 mandados de prisão e 36 de busca e apreensão na manhã desta terça.
Muro de favores
A ação, chamada Muro de Favores, é conduzida pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD) e integra a estratégia estadual da Operação Barricada Zero.
Segundo a Polícia Civil, a organização criminosa atuava em comunidades de São João de Meriti e Belford Roxo, mesclando tráfico de drogas, homicídios, extorsões, lavagem de dinheiro e uso de armas de fogo de uso restrito.
A investigação também identificou um dos alvos como braço-direito do líder do TCP na Baixada. Em depoimento, ele confessou ter matado três pessoas, incluindo uma mulher, em um confronto entre facções em novembro de 2023.
Quem é Ernane Aleixo
Ernane Aleixo, de 57 anos, foi eleito vereador de São João de Meriti (RJ) pela primeira vez em 2008. Desde então, já disputou cinco eleições – sendo eleito em todas elas. Em 2024, pelo Partido Liberal (PL), foi o terceiro vereador mais votado da cidade, com 6.720 votos.
Em seu perfil na Câmara de Vereadores de São João de Meriti, afirma que suas bases de atuação são "a assistência social, recuperação e manutenção de vias públicas e praças".









