Saiba como comprar peças de carro sem cometer crimes
SBT News traz dicas sobre o que fazer ao procurar uma peça procedente de um desmanche
Os criminosos estão de olho nos carros para enviar para desmanches que fazem revenda das peças destes veículos roubados nas grandes cidades.
A equipe do Primeiro Impacto acompanhou o caminho do desmanche de veículos em São Paulo. Há bairros visados pelos criminosos e quais modelos são escolhidos para serem levados para o mercado ilegal.
O escpecialista Rodrigo Bouti, diretor de Operações da Sat Company avalia que os roubos de alguns carros acontecem por conta da demanda e da oferta de peças. Ou seja, quando tem interesse há maior probabilidade de carros de determinado modelo serem roubados.
"Bem antes do criminoso é um ciclo. Entao, começa no receptador e principalmente no comprador das peças. Quando voce não tem procura por peças obviamente nao tem a demanda do crime", avalia Bouti.
Ele avalia que o crime funciona como uma grande prateleira, onde tem procura e a internet agravou esse tipo de crime.
É uma prateleira de produtos onde tem procura. Se eu preciso de peças de 'x carro' ou 'y carro', eu vou estocar essas peças para aquela demanda. Aí tem um agravante, porque hoje a internet é uma grande prateleira de produtos que, se você não pede a nota fiscal, não tem como comprovar a origem da peça e, normalmente, essa origem não é boa.
O especialista também observa que quem compra torna-se envolvido na ação e se pego pode responder pelo crime na justiça.
"O receptador e principalmente no comprador que nao deixa de ser um receptador. Então, para as pessoas que compram peças em desmanche achando que estao levando vantagem, de repente podem estar comprando uma peça que esta com um rastreador instalado nela. E você está no seu carro, de boa-fe, e é parado pela policia. Se você compra a peça de um determinado modelo, com a peça suspeita, que vc esta dirigindo, e você é parado pela policia, vai ter que responder por um crime".
O Detran de São Paulo recomenda sobre como proceder ao comprar uma peça originária de desmanches. Confira abaixo:
- Consulte estabelecimentos credenciados no portal do Detran antes de fazer qualquer compra;
- Faça busca no portal detran.sp.gov.br na aba de “Parceiros”, “Desmontes”, “Empresas registradas”;
- Se a empresa não for encontrada durante a pesquisa, não faça compras neste local;
- Você pode consultar a procedência das peças que adquiriu ou pretende adquirir, lendo o QR Code da etiqueta afixada em cada peça, por meio de qualquer leitor disponível em seu tablet ou smartphone.
- Antes da comercialização, os estabelecimentos credenciados devem etiquetar e cadastrar as peças em sistema informatizado, fornecendo informações como o veículo de origem e a numeração da nota fiscal de entrada.
- Caso desconfie do local, faça uma denúncia no Disque Denúncia, número 181 ou pela internet no no site: www.webdenuncia.org.br;
- Pelo portal do Detran-SP, encaminhe a denúncia para a Ouvidoria do órgão registrando uma solicitação no site www.ouvidoria.sp.gov.br/Portal/Default.aspx