RJ: Policiais denunciados por corrupção são presos em operação
Militares do mesmo batalhão vendiam armas e drogas apreendidas em operações, além de cobrar propina em Belford Roxo, na Baixada Fluminense
Renata Igrejas
Após uma denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro, 13 policiais militares foram presos por crimes como organização perigosa, corrupção passiva e peculato. A operação, realizada na manhã de terça-feira (14), cumpre 14 mandados de prisão e outros 14 de busca e apreensão.
A ação tem o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e da Corregedoria da Polícia Militar. Os policiais denunciados faziam parte do 39º Batalhão na época dos crimes.
Todos os agentes teriam praticado os crimes em 2019 e 2020. O grupo vendia armas e drogas apreendidas em operações contra o tráfico em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A investigação também apontou que os criminosos cobravam propina de comerciantes, motoristas e mototaxistas no município. Os crimes foram descobertos após apreensão de aparelhos celulares.
O principal alvo da operação é o cabo Júlio Cesar Ferreira dos Santos, que já é réu pelo crime de homicídio, cometido em 2020. Ele foi acusado de matar dois jovens na Baixada Fluminense, mas responde ao processo em liberdade. Os 13 policiais presos foram levados à Delegacia de Polícia Judiciaria Militar, em Nova Iguaçu.