Publicidade
Polícia

PM realiza megaoperação em comunidades da Zona Norte do Rio após semana de tiroteios entre facções rivais

Confronto entre traficantes deixou quatro mortos, uma criança baleada e granadas lançadas em residências; escolas e unidades de saúde foram impactadas

• Atualizado em
Publicidade

A Polícia Militar do Rio de Janeiro realiza, nesta segunda-feira (30), uma operação nas comunidades do Morro do Juramento, Morro do 18 e Saçu, todas localizadas na Zona Norte da capital carioca. A ação ocorre após uma semana de confrontos entre facções criminosas rivais, especialmente entre o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP).

+ Três suspeitos morrem em tiroteio com policiais de batalhão especial de SP

Segundo a PM, o objetivo da operação é reprimir o crime organizado e prender envolvidos nas disputas territoriais. Na madrugada deste domingo (29), uma granada foi lançada por traficantes na casa de um morador do Morro do Juramento, causando um incêndio que se alastrou para a mata da região. Em Irajá, uma criança foi baleada de raspão dentro de casa. Segundo o Instituto Fogo Cruzado, ela é a décima criança baleada na Região Metropolitana do Rio em 2025.

No sábado (28), quatro criminosos morreram e um ficou ferido em confronto com a polícia no Juramento. Ainda no mesmo dia, um homem em situação de rua foi baleado no braço, e outra residência foi atingida. A PM investiga a ligação entre os ataques e uma possível retaliação do TCP, da comunidade da Serrinha (Madureira), após ofensiva do Comando Vermelho no Morro do Fubá, em Campinho.

+ Homem faz filha bebê refém após enteada denunciar abuso sexual e violência contra mãe

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), seis unidades escolares nas comunidades do Morro do Juramento e Juramentinho foram impactadas pela operação. Já nas regiões do Morro do 18 e do Saçu, as escolas seguem funcionando normalmente. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), até o momento apenas uma escola precisou ser fechada.

Na área da saúde, duas unidades que atendem a região do Juramento foram afetadas: uma suspendeu o atendimento nesta segunda-feira (30), e a outra manteve os serviços, mas cancelou as atividades externas, como visitas domiciliares. Na região do Saçu, duas unidades seguem abertas, também com suspensão das atividades externas. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que as unidades da rede estadual estão funcionando normalmente.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade