PM de folga intervém em tentativa de assalto e mata suspeito em Embu das Artes
Ao presenciar o crime na cidade da Grande São Paulo, policial deu voz de prisão ao assaltante que ameaçou com um revólver

Sofia Pilagallo
Agência SBT
Um policial militar de folga interveio em uma tentativa de assalto, na manhã desta terça-feira (27), e atirou contra o suspeito, que acabou morrendo, em Embu das Artes, na Grande São Paulo. O crime ocorreu na Avenida João Paulo II, no bairro Jardim Santa Tereza.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), o homem, que estava em uma motocicleta furtada e portava uma arma de fogo, abordou uma pessoa e exigiu a aliança e o celular dela. Ao presenciar a cena, o policial deu voz de prisão ao suspeito.
O homem teria reagido e ameaçado o policial com um revólver calibre .32, momento em que o agente atirou contra o suspeito, que caiu ferido no chão. Ele chegou a ser socorrido e levado ao pronto-socorro do Hospital Geral de Pirajussara, mas não resistiu aos ferimentos.
A vítima da tentativa de assalto e o policial militar não sofreram ferimentos. A ocorrência foi registrada no 1° Distrito Policial de Embu das Artes e encaminhada às autoridades competentes para a tomada de providências cabíveis.
O Código de Processo Penal determina que o policial militar tem a obrigação de intervir em flagrantes para prevenir ou reprimir delitos, sem fazer distinção se ele está de folga ou não. E dados apontam que o risco para os agentes é maior justamente no momento de descanso.
De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública 2025, em 2024, 113 policiais militares foram mortos em confronto ou por lesão não natural fora de serviço. Em comparação, apenas 43 policiais militares foram mortos em serviço no mesmo período.









