Polícia

Criminosos atacam provedores de internet em troca de propina no Ceará

Organizações criminosas podem estar por trás de ataques a carros e loja de operadoras na região metropolitana de Fortaleza

Imagem da noticia Criminosos atacam provedores de internet em troca de propina no Ceará
Criminosos atacam provedores de internet em busca de comissão pelo serviço | Reprodução/TV Jangadeiro
,

As autoridades do Ceará investigam ataques a empresas provedoras de internet na região de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza. Essa é a quinta ocorrência do tipo contra empresas desse setor só em 2025. Denúncias mostram que esses ataques vêm acontecendo devido a um esquema que envolve organizações criminosas.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Segundo as investigações, os ataques estariam relacionados a cobranças de taxas para permissão da instalação desse tipo de serviço em algumas áreas. Além disso, os criminosos também "determinam" qual serviço de internet a população deve contratar, favorecendo as empresas que pagam "mensalidade". As que não aceitam pagar propina são prejudicadas.

Uma provedora de internet no bairro Sítios Novos, em Caucaia, foi danificada e pichada na madrugada deste domingo (9). A equipe de jornalistas do SBT teve acesso a imagens de segurança do local, que mostraram a fachada da loja quebrada com pichações relacionadas a uma organização criminosa.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil do Ceará (PCCE) estão investigando o caso com apoio dessas imagens, além de aumentar o policiamento do local. De acordo com o governador Elmano de Freitas (PT), uma força-tarefa para investigar esses ataques já existia no estado e, agora, foi reforçada.

Um veículo de outra empresa de internet foi incendiado na cidade na última quinta-feira (6) e outros dois carros foram incendiados na capital. Uma loja de outra provedora de internet e equipamentos foram atacados, em São Gonçalo do Amarante, em fevereiro.

Assuntos relacionados

Polícia
Ceará
crime organizado

Últimas Notícias