Quem é a ciclista que foi prata nos Jogos Olímpicos, mas recebeu punição de R$ 3 mil
A atleta começou a pedalar aos nove anos e, aos 14 anos, venceu o primeiro título nacional
Derick Toda
A medalha de ouro no Mountain Bike feminino dos Jogos Olímpicos ficou com a francesa e favorita Pauline Ferrand-Prévot. O que chamou atenção foi a multa que a americana Haley Batten recebeu após derrotar a sueca Jenny Rissveds, em uma disputa eletrizante pela prata.
Batten quebrou uma regra na última volta da corrida por atravessar uma pista dedicada ao abastecimento suplementar e ao atendimento para problemas mecânicos nas bicicletas. Os juízes revisaram a infração no vídeo e a puniram por “não respeitar as instruções da organização da corrida ou dos comissários”.
No entanto, a comissão não considerou a penalidade como grave o suficiente para justificar uma desqualificação. Ela recebeu a medalha de prata e uma multa de 500 francos suíços, o equivalente a pouco mais de R$ 3.100. Essa foi a melhor colocação de uma ciclista dos Estados Unidos nesta Olimpíada.
Quem é Haley Batten
Haley Bateen é natural de Fort Collins, cidade localizada no estado Colorado. A americana começou a pedalar aos nove anos e, aos 14 anos, venceu o primeiro título nacional. Três anos depois, ela se tornou profissional e tenta equilibrar as competições com o estudo de Artes Liberais e Ciências na Quest University, em Squamish, Canadá.
Nos Jogos de Tóquio, ela ficou em nono lugar. No entanto, no mesmo ano, participou do pelotão de elite no circuito da Copa do Mundo e, desde então, sempre esteve entre as principais competidoras americanas. Neste ano, teve a primeira vitória na Copa do Mundo, que foi realizada no Brasil.
Haley tem 26 anos e é treinada pela três vezes medalhista de ouro olímpica Kristin Armstrong.