Hugo Calderano luta até o fim, perde na semifinal da Olimpíada e disputará o bronze
Brasil disputou a semifinal pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos
O brasileiro Hugo Calderano deu um show, mas não conseguiu vencer o sueco Truls Moregardh na semifinal do tênis de mesa da Olimpíada de Paris, na manhã desta sexta-feira (2). Derrotado por 4 sets a 2, Hugo vai disputar o bronze com o francês Félix Lebrun.
+ Bia Souza vence nº 1 do mundo e vai à final do judô feminino em Paris
Com o saque a quase cinco metros de altura, Hugo começou confiante no primeiro set, chegou a abrir seis pontos de diferença com set point, mas o sueco foi buscar e levou por 12 a 10.
No segundo set, o brasileiro começou a ganhar pontos na devolução do saque de Truls Moregardh. Mas o game foi acirrado, ponto a ponto, do início ao fim, com cinco set points. Por 16 a 14, o sueco levou o set após erro do brasileiro e abriu 2 a 0.
Na virada de mesa, Hugo foi agressivo na resposta pós-saque, abriu uma diferença de três set points e levou o primeiro set para o Brasil por 11 a 7, depois de uma bola fora de Truls Moregardh.
Já no quarto set, Truls controlou o game por completo e abriu uma vantagem de seis pontos de diferença. O brasileiro esboçou uma reação, porém não foi suficiente para superar o sueco, que chegou ao 3 a 1, com o 11 a 7.
+ Valdileia Martins iguala recorde brasileiro no salto em altura, vai à final, mas se machuca
Sem margem para erro brasileiro, o quinto set teve o rally mais longo desta semifinal. Com emoção e torcida ovacionada, o game foi a dois set points e o brasileiro encostou no placar a 3 a 2, com o set vencido por 12 a 10.
No set em que brasileiro empataria a partida, o sueco chegou ao 8 a 5. Em seguida, Hugo e o treinador gastaram o único tempo técnico no momento crucial para a possível classificação do brasileiro. Hugo pontuou duas vezes consecutivas no retorno da partida e o sueco utilizou o tempo técnico. Mas, foi a vez de Truls controlar a partida e encerrar o set por 11 a 7.
Hugo foi o primeiro sul-americano a chegar na semifinal do tênis de mesa dos Jogos Olímpicos.