Ana Marcela Cunha fica em quarto lugar na maratona aquática em Paris 2024
Ouro em Tóquio 2020, baiana fez boa prova, mas não conseguiu se aproximar do pelotão principal e alcançar pódio
Felipe Moraes
Ana Marcela Cunha não repetiu o ouro de Tóquio 2020 na maratona aquática feminina nas Olimpíadas de Paris 2024, nesta quinta-feira (8), realizada no rio Sena. A baiana, de 32 anos, fez boa prova, com 10km de extensão, e terminou em quarto lugar, sem conseguir se aproximar do pelotão de frente, liderado por três nadadoras. A também brasileira Viviane Jungblut, do Rio Grande do Sul, ficou em 11º.
+ Olimpíada de Paris: corredora francesa pede namorado em casamento após quebrar recorde
Prata em Tóquio 2020, a holandesa Sharon van Rouwendaal levou o ouro, tornando-se bicampeã olímpica — também venceu na Rio 2016. Completaram o pódio a australiana Moesha Johnson (prata), que chegou a liderar parte da maratona, e a italiana Ginevra Taddeucci (bronze).
Ana Marcela terminou a prova a 41.5 segundos do pelotão de frente, com tempo total de 2h04min15s7. Junbglut finalizou com 2h06min15s8. Todas as 24 atletas escaladas para participar da maratona completaram a distância.
+ Por que Piu? Entenda o apelido de Alison dos Santos, atleta brasileiro da Olimpíada de Paris
A natação do Brasil ainda não conquistou medalha nos Jogos Olímpicos de Paris, algo que não ocorria deste Atenas 2004, e só tem mais uma chance, também na maratona aquática no rio Sena: Guilherme Costa, o Cachorrão, que foi finalista dos 800m de piscina na capital francesa, cai na água na prova masculina nesta sexta (9), a partir das 2h30 (horário de Brasília).