William Anders, ex-astronauta que tirou foto icônica da Terra, morre em acidente aéreo
Avião que pilotava caiu nas águas do arquipélago Ilhas San Juan, em Washington, nos Estados Unidos
O ex-astronauta da missão Apollo 8 William Anders, que tirou uma foto icônica mostrado o planeta Terra atrás da superfície da Lua, no espaço, conhecida como "Nascer da Terra", morreu nesta sexta-feira (7), aos 90 anos, quando o avião que pilotava sozinho caiu nas águas do arquipélago Ilhas San Juan, em Washington, nos Estados Unidos.
+ Drone faz "delivery" no Monte Everest; veja vídeo
As informações sobre a morte são da Associated Press. O filho de William, o tenente-coronel aposentado da Força Aérea americana Greg Anders, confirmou o ocorrido à agência de notícias.
Operada pela Nasa, a Apollo 8 foi um voo espacial tripulado responsável pela primeira órbita ao redor da Lua. William Anders tirou a foto icônica da Terra, que foi a primeira imagem colorida do planeta vista do espaço, durante a missão.
William nasceu em 17 de outubro de 1933, em Hong Kong. Atuou na Força Aérea dos Estados Unidos. No Comando de Defesa Aérea, participou das primeiras interceptações dos bombardeios soviéticos que testavam as capacidades de defesa aérea dos EUA.
Foi gerente técnico de projetos de proteção radiológica e energia nuclear espacial no Laborátorio de Armas da Força Aérea. Nas missões tripuladas da Nasa Gemini 8 e Gemini 11, foi comuicador com a cápsula (campcom) e piloto reserva, respectivamente.
Na Apollo 11, atuou como piloto do Módulo de Comando Backup. Em sua trajetória ainda, serviu na Comissão de Energia Atômica dos EUA, tendo nomeado o primeiro presidente da Comissão Reguladora Nuclear, e como embaixador dos EUA na Noruega. Além disso, foi presidente e CEO da General Dynamics Corporation.