Vulcão nas Filipinas entra em erupção e autoridades elevam nível de alerta
Segundo agência sismológica do país, podem ocorrer novas erupções
A agência sismológica das Filipinas elevou o nível de alerta após o vulcão Kanlaon, no centro do país, entrar em erupção nesta segunda-feira (3), produzindo uma grande nuvem de fumaça que chegou a subir 5 mil metros acima do cume.
A erupção durou seis minutos e foi precedida por um terremoto vulcano-tectônico relativamente forte, informou o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, que elevou o nível de alerta de 1 (anormal) para 2 (aumento de agitação), em uma escala de 5. Isso significa, segundo o órgão, que podem ocorrer novas erupções explosivas ou até mesmo uma erupção magmática (lava) perigosa.
"Relatos de queda de cinzas grossas e odores sulfurosos foram reportados em comunidades nas encostas ocidentais do vulcão", disse o instituto.
"O público é fortemente aconselhado a ser vigilante e evitar a Zona de Perigo Permanente (ZPP) de quatro quilômetros de raio para minimizar os riscos de explosões súbitas, quedas de rochas e deslizamentos", continuou.
A agência de sismologia também recomendou que os reguladores da aviação aconselhassem os pilotos a evitar voos perto do cume do vulcão, pois as cinzas de qualquer erupção súbita podem ser perigosas para as aeronaves.
Localizado ao longo das províncias de Negros Ocidental e Negros Oriental, o vulcão Kanlaon fica aproximadamente 30 km de Bacolod, cidade mais populosa de toda a ilha. A última vez que entrou em erupção foi em 2017.