Vulcão La Cumbre entra em erupção no Equador e deixa autoridades em alerta
Ilha não é habitada por humanos, mas atividade pode provocar possíveis alterações no ecossistema
O vulcão La Cumbre, localizado na ilha Fernandina, no arquipélago de Galápagos, no Equador, voltou a entrar em erupção, iluminando o céu com raios vermelhos. A atividade foi registrada por volta da 00h do último sábado (2), no que autoridades do Instituto Geofísico do Equador disseram ter sido, possivelmente, a maior erupção desde 2017.
+ Terremoto volta a aterrorizar sul da Itália
Embora a ilha não seja habitada por humanos, a Direção do Parque Nacional de Galápagos emitiu um alerta de monitoramento. Isso porque, além de a ilha ser lar de uma série de espécies, como iguanas e biguá, a lava do vulcão está caindo em direção ao mar, o que pode provocar possíveis alterações no ecossistema e na biodiversidade.
Pelas redes sociais, usuários compartilharam imagens do perfil do vulcão:
O vulcão La Cumbre é um dos mais ativos da cadeia de ilhas Galápagos, famosa em todo o mundo por ajudar o cientista britânico do século XIX, Charles Darwin, a desenvolver a teoria da evolução das espécies. O vulcão entrou em erupção um total de quatro vezes em quase oito anos, sendo o último registro da atividade vulcânica em janeiro de 2020.