Vulcão entra em erupção na Islândia pela 12ª vez desde 2021; acompanhe ao vivo
Moradores da cidade pesqueira de Grindavik foram liberados para voltarem pra casa, mas acesso de turistas segue proibido
Emanuelle Menezes
Um vulcão entrou novamente em erupção na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, nesta quarta-feira (16). Essa é a 12ª vez que a rocha derretida é expelida desde 2021. Apesar da poluição vulcânica, causada pelas emissões de gases e cinzas, a emissora islandesa RUV exibe ao vivo a erupção (veja vídeo acima).
+ Nova frente fria chega ao sul do Brasil com ventos de até 90 km/h
O fenômeno começou no início da manhã de quarta, na fileira de crateras de Sundhnúkur, ao norte de Grindavik – uma cidade pesqueira com cerca de 4 mil habitantes –, após uma onda de atividade sísmica, que começou por volta da meia-noite.
Por precaução, a cidade e o spa geotérmico Blue Lagoon, uma das maiores atrações turísticas do país, precisaram ser evacuados. Segundo a RUV, na noite de ontem os moradores foram liberados para voltarem pra casa, mas o acesso aos turistas e funcionários do spa segue fechado.
De acordo com o Gabinete Meteorológico da Islândia, o magma abriu uma fissura entre 700 m e 1.000 m. Com base nas medições de GPS e nos sinais de deformação, a erupção foi classificada como "relativamente pequena" pelo escritório.
O tráfego aéreo não foi afetado, e o país permanece aberto e seguro para turistas, segundo o governo. A atividade vulcânica, explica a administração, é localizada e não afeta a infraestrutura ou as atrações do restante do país.
Veja fotos do vulcão:


