Valentine's Day: entenda origem da data e por que Brasil só celebra em junho
Verdadeira origem do feriado é vaga. No Brasil, acontece na véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro

SBT News
Enquanto aqui no Brasil os foliões tentam tirar os últimos resquícios de glitter do corpo, nos Estados Unidos e Europa esta quarta-feira (14) é tudo sobre o amor. Isso porque no dia 14 de fevereiro eles celebram o Dia de São Valentim, mas conhecido por nós como Dia dos Namorados.
Valentine's Day
A verdadeira origem do feriado é vaga e parece ser de uma lenda que foi construída com o tempo. Segundo o Vaticano, no Martirológio Romano, onde estão as biografias dos santos, pode ter havido mais de um São Valentim, ambos executados por sua fé no mesmo período de tempo, a cerca de 270 d.C, durante as perseguições do imperador Cláudio Gótico. Contudo, nenhum deles parecia particularmente romântico, e foram executados após operarem milagres que resultaram na conversão de alguns aos cristianismo.
A ênfase no amor parece ter surgido mais tarde. Segundo o Vaticano, foram os Beneditinos os responsáveis pela difusão do culto de São Valentim em seus mosteiros, na França e Inglaterra, onde ele começou a ser chamado Padroeiro dos Namorados. Esta origem funda-se em um antigo escrito do inglês Geoffrey Chaucer, do final do século XIV, que narra: “No Dia de São Valentim, os passarinhos começaram a dançar em ritmo de amor”.
É em meados de fevereiro, que os primeiros sinais da primavera começam a despontar no Hemisfério Norte. Na época, isso marcava o início da colheita e período de "fertilidade".
Dia dos Namorados
No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido no país como santo casamenteiro. Sua origem, no entanto, foi meramente comercial.
Segundo a Associação Mineira de Arquivistas (AMArq), a ideia de comemorar o Dia dos Namorados no Brasil foi do publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr., inspirado pelo sucesso de vendas do comércio no Dia das Mães, no mês de maio.
Essa nova data teria o propósito de aquecer as vendas do comércio no mês de junho. Hoje, ela já é amplamente celebrada no país.