Publicidade
Mundo

Ucrânia lança operação surpresa na região russa de Kursk

Segundo militares, ação visou recuperar a frente na incursão iniciada em agosto de 2024

Imagem da noticia Ucrânia lança operação surpresa na região russa de Kursk
Exército da Ucrânia | Divulgação/governo ucraniano
Publicidade

O Exército da Ucrânia lançou uma operação surpresa na região russa de Kursk, na noite de domingo (5). Andrii Kovalenko, chefe do Centro ucraniano de Combate à Desinformação, informou que a ação alcançou vários locais e que os soldados seguem trabalhando para recuperar a frente na incursão iniciada em agosto de 2024.

“Os russos estão muito preocupados, porque foram atacados em várias direções e isso foi uma surpresa para eles. As forças de defesa estão trabalhando”, disse Kovalenko.

A última vez que a Ucrânia atacou Kursk foi em agosto do ano passado. Essa foi a primeira vez que tanques militares entraram em território russo desde a Segunda Guerra Mundial. Desde então, o exército de Moscou vem tentando expulsar as forças ucranianas, contando, inclusive, com tropas da Coreia do Norte para atingir o objetivo.

Pelas redes sociais, o chefe do gabinete do presidente Volodymyr Zelensky, Andriy Yermak, comemorou a operação surpresa, sugerindo que o ataque foi bem-sucedido. "Região de Kursk, boas notícias, a Rússia está recebendo o que merece", escreveu.

+ Ucrânia encerra fornecimento de gás russo para a Europa

A ofensiva ucraniana acontece poucos dias após o governo receber US$ 2,5 bilhões dos Estados Unidos. O montante, segundo o presidente Joe Biden, faz parte de pacote de assistência para aumentar o fluxo de capacidade de Kiev na guerra. Além do dinheiro, Washington prometeu enviar projéteis de artilharia, foguetes e veículos blindado.

Publicidade

Assuntos relacionados

Ucrânia
Rússia
Guerra
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade