Tufão deixa 8 mortos e 17 desaparecidos no Vietnã após fortes chuvas e ventos
Casas foram destruídas, plantações alagadas e milhares de pessoas evacuadas; tempestade segue em direção ao Laos

SBT News
com informações da Reuters
Oito pessoas morreram e outras 17 estão desaparecidas após a passagem do tufão Bualoi pelo Vietnã nesta segunda-feira (29). A tempestade provocou destruição em diversas províncias, deixando casas danificadas, ruas inundadas e redes de energia comprometidas.
Segundo a agência meteorológica vietnamita, o tufão atingiu a costa centro-norte do país durante a manhã, com ventos de até 117 km/h, que perderam força para 74 km/h ao avançar para o interior em direção ao Laos, já sobre a província de Nghe An.
+ Furacão Humberto de categoria 4 ameaça Bermudas; alerta de tempestade atinge EUA
De acordo com o relatório da agência de gerenciamento de desastres, o fenômeno danificou 245 residências, alagou quase 1.400 hectares de arroz e outras plantações e interrompeu o acesso a diversas áreas.
Antes da chegada da tempestade, o governo evacuou mais de 28,5 mil pessoas como medida preventiva. Além disso, quatro aeroportos em províncias centrais foram fechados, levando ao cancelamento ou atraso de centenas de voos.
+ Sobe para 4 número de mortos em ataque a tiros em igreja nos EUA
🔍 Tufão é uma tempestade tropical de grande intensidade, com ventos que podem ultrapassar 100 km/h e causar fortes chuvas, inundações e destruição em áreas costeiras.
O Vietnã, que possui longo litoral voltado para o Mar da China Meridional, é frequentemente atingido por tufões que se formam a leste das Filipinas.
Na semana anterior, o Bualoi já havia deixado pelo menos dez mortos no arquipélago filipino antes de seguir em direção ao Vietnã.