Trump pede para Suprema Corte fim de bloqueio de deportações de venezuelanos
Recurso apresentado nesta sexta-feira (28) pede a anulação de decisão do juiz distrital James Boasberg, que bloqueou novas deportações

SBT News
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou com recurso nesta sexta-feira (28) na Suprema Corte contra a ordem judicial que bloqueou deportações de venezuelanos sem o devido processo legal. O decreto do republicano, suspenso pela Justiça, baseia-se em uma lei de guerra do século 18.
O Departamento de Justiça argumentou que tribunais federais não deveriam interferir em negociações diplomáticas sensíveis.
+ Centenas de venezuelanos são deportados dos EUA apesar de ação judicial
+ Trump aumenta pressão sobre Groenlândia: 'Odeio colocar dessa forma, mas temos que ficar com ela'
A ordem de bloqueio temporário das deportações foi emitida pelo juiz distrital dos EUA James E. Boasberg , juiz chefe do tribunal federal em Washington.
Boasberg impôs uma suspensão temporária nas deportações e ordenou que aviões carregados de imigrantes venezuelanos retornassem aos EUA. Isso não aconteceu. O juiz desde então prometeu determinar se o governo desafiou sua ordem de dar meia-volta com os aviões. A administração invocou um “privilégio de segredos de estado” e se recusou a dar ao juiz qualquer informação adicional sobre o tema. Trump e seus aliados chegaram a pedir o impeachment de Boasberg.
O juiz decidiu que imigrantes que enfrentam deportação devem ter uma oportunidade de contestar suas designações como supostos membros de gangue.
A suspensão temporária das deportações imposta por Boasberg deve expirar no sábado (29), mas representantes de organizações dos Direitos Civis pediram uma extensão até 12 de abril.
* com informações da Associated Press