Publicidade
Mundo

Trump pede para Suprema Corte fim de bloqueio de deportações de venezuelanos

Recurso apresentado nesta sexta-feira (28) pede a anulação de decisão do juiz distrital James Boasberg, que bloqueou novas deportações

Imagem da noticia Trump pede para Suprema Corte fim de bloqueio de deportações de venezuelanos
Migrantes venezuelanos deportados dos EUA chegam a aeroporto na Venezuela | AP
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou com recurso nesta sexta-feira (28) na Suprema Corte contra a ordem judicial que bloqueou deportações de venezuelanos sem o devido processo legal. O decreto do republicano, suspenso pela Justiça, baseia-se em uma lei de guerra do século 18.

O Departamento de Justiça argumentou que tribunais federais não deveriam interferir em negociações diplomáticas sensíveis.

+ Centenas de venezuelanos são deportados dos EUA apesar de ação judicial

+ Trump aumenta pressão sobre Groenlândia: 'Odeio colocar dessa forma, mas temos que ficar com ela'

A ordem de bloqueio temporário das deportações foi emitida pelo juiz distrital dos EUA James E. Boasberg , juiz chefe do tribunal federal em Washington.

Boasberg impôs uma suspensão temporária nas deportações e ordenou que aviões carregados de imigrantes venezuelanos retornassem aos EUA. Isso não aconteceu. O juiz desde então prometeu determinar se o governo desafiou sua ordem de dar meia-volta com os aviões. A administração invocou um “privilégio de segredos de estado” e se recusou a dar ao juiz qualquer informação adicional sobre o tema. Trump e seus aliados chegaram a pedir o impeachment de Boasberg.

O juiz decidiu que imigrantes que enfrentam deportação devem ter uma oportunidade de contestar suas designações como supostos membros de gangue.

A suspensão temporária das deportações imposta por Boasberg deve expirar no sábado (29), mas representantes de organizações dos Direitos Civis pediram uma extensão até 12 de abril.

* com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade