Trump diz que nova “armada” dos EUA está em direção ao Irã
Presidente americano afirmou esperar negociação enquanto amplia pressão militar sobre o governo iraniano


Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (27) que uma nova “armada” americana está a caminho do Irã. A declaração foi feita durante o discurso público, no qual Trump disse esperar que o governo iraniano chegue a um acordo com Washington.
Também no pronunciamento transmitido ao vivo, Trump afirmou que forças militares norte-americanas já estão em deslocamento rumo à região.
Apesar do tom militar, Trump disse esperar uma solução diplomática. “Espero que cheguem a um acordo”, afirmou, sem detalhar quais seriam os termos de uma possível negociação entre os dois países.
Contexto de tensão entre EUA e Irã
As relações entre Estados Unidos e Irã se deterioraram após uma série de protestos violentos que atingem o país do Oriente Médio nos últimos meses.
Mais de 6 mil pessoas já morreram em manifestações de rua fortemente reprimidos pelo governo iraniano. O número inclui cerca de 500 membros das forças de segurança.
Na segunda-feira (25), autoridades iranianas exibiram um mural em Teerã com mensagem de advertência aos Estados Unidos, em meio ao deslocamento de navios de guerra americanos para a região.
A obra, instalada na Praça Enghelab, mostra aviões danificados espalhados pelo convés de um porta-aviões e traz a frase, em farsi e inglês: “Quem semeia vento, colhe tempestade”.









