Publicidade
Mundo

Trump diz que EUA estão perto de fechar um acordo nuclear com o Irã

Presidente americano diz que gostaria de resolver a questão com o Irã "de forma inteligente"

Imagem da noticia Trump diz que EUA estão perto de fechar um acordo nuclear com o Irã
Trump e o emir do Catar, xeque Tamim bin Hamad Al Thani, em jantar no Palácio Lusail, no Catar | AP
Publicidade

O presidente Donald Trump disse nesta quinta-feira (15) que os Estados Unidos e o Irã estão perto de fechar um acordo nuclear. Trump, em uma conversa com repórteres em Doha, no Catar, descreveu as conversas entre o enviado americano Steve Witkoff e o ministro das Relações Exteriores iraniano Abbas Araghchi como "negociações muito sérias" para uma paz de longo prazo, e disse que elas continuam a progredir.

+ Sem presença de Putin, Zelensky desiste de participar de negociação de paz em Istambul

Ainda assim, durante sua visita de quatro dias ao Golfo esta semana, o presidente ressaltou que uma ação militar contra as instalações nucleares do Irã continua sendo uma possibilidade se as negociações desandarem.

“O Irã, de certa forma, concordou com os termos: eles não vão produzir, eu diria, de forma amigável, poeira nuclear”, disse Trump no evento empresarial. Sem dar detalhes, ele sinalizou um crescente alinhamento com os termos que vem buscando.

Um importante conselheiro do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse à NBC News na quarta-feira que Teerã está pronta para se livrar de seus estoques de urânio altamente enriquecido, que pode ser transformado em arma, passando a enriquecer urânio apenas aos níveis mais baixos necessários para uso civil.

+ Senado da Itália aprova lei que restringe acesso de estrangeiros à cidadania italiana

Ali Shamkhani acrescentou que, em troca, o Irã quer o levantamento imediato de todas as sanções econômicas impostas pelos EUA.

Na quinta-feira, horas depois de Trump dizer que os dois lados estavam se aproximando de um acordo, Araghchi disse que a capacidade de Teerã de enriquecer urânio continua sendo um direito fundamental do povo iraniano e uma linha vermelha nas negociações nucleares.

Já Trump disse que suas exigências foram diretas. "Eles não podem ter uma arma nuclear. É muito simples", disse Trump.

* com informações da Associated Press

Publicidade

Assuntos relacionados

Donald Trump
Irã
urânio
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade