Publicidade
Mundo

Trump diz que aumentará "substancialmente" tarifas sobre Índia por compra de petróleo da Rússia

Presidente dos EUA disse que "eles [Índia] não se importam com quantas pessoas na Ucrânia estão sendo mortas pela máquina de guerra russa"

Imagem da noticia Trump diz que aumentará "substancialmente" tarifas sobre Índia por compra de petróleo da Rússia
Premiê indiano Narendra Modi e Donald Trump na Casa Branca | 13/2/2025/Reuters/Kevin Lamarque
,
• Atualizado em
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (4) que irá aumentar "substancialmente" as tarifas sobre a Índia por causa de suas compras de petróleo da Rússia.

+ Rússia pede cautela com retórica nuclear após ordem de Trump sobre submarinos

"A Índia não está apenas comprando grandes quantidades de petróleo russo, mas também está vendendo grande parte do petróleo comprado no mercado aberto para obter grandes lucros. Eles não se importam com quantas pessoas na Ucrânia estão sendo mortas pela máquina de guerra russa", afirmou Trump em uma publicação na rede Truth Social.

"Por causa disso, aumentarei substancialmente a tarifa paga pela Índia aos EUA."

+ Trump sugere que pode distribuir parte do dinheiro das tarifas para pessoas de baixa renda nos EUA

Tarifas sobre produtos brasileiros

O mandatário dos EUA assinou, na semana passada, ordem executiva confirmando tarifa de 50% sobre exportações do Brasil, atingindo diversos setores. Taxação começa a valer na quarta, dia 6 de agosto.

Na última sexta (1º), Trump afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "pode falar comigo quando quiser" para debater tarifas.

+ Lula estabelece "limite de briga" com Trump: "Não posso falar tudo o que eu acho"

Em discurso nesse domingo (3), o chefe do Executivo federal admitiu ter "um limite de briga com o governo americano". "Eu não posso falar tudo que eu acho que eu devo falar, eu tenho que falar o que é possível. Nós temos que falar aquilo que é necessário", falou Lula, em evento do PT em Brasília.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade