Trump anuncia tarifa de 25% contra países que negociarem com o Irã
Em publicação na Truth Social, presidente dos EUA afirma que medida entra em vigor imediatamente e amplia pressão econômica sobre o Irã


Vicklin Moraes
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (12) que o país passará a aplicar tarifas de 25% a nações que mantiverem relações comerciais com o Irã. A medida foi divulgada em publicação na rede social Truth Social.
Segundo Trump, a decisão entra em vigor imediatamente e terá impacto direto sobre o comércio com os Estados Unidos.
“Com efeito imediato, qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã pagará uma tarifa de 25% sobre todas as transações comerciais realizadas com os Estados Unidos da América. Esta ordem é final e irrecorrível”, afirmou.
Tensão entre Irã e Estados Unidos
Nos últimos dias, o republicano Donald Trump vem intensificando a pressão sobre o Irã. Após a prisão do ditador venezuelano Nicolás Maduro e declarações sobre uma possível intervenção na Groenlândia, Trump também ameaçou interferir militarmente no Irã caso o regime continue reprimindo os protestos com violência.
O país enfrenta uma onda de manifestações desde o fim de dezembro de 2025, em meio a uma grave crise econômica, com inflação elevada, desvalorização da moeda e aumento dos preços de bens essenciais. Além disso, há registros de falta de energia e de internet. Segundo a rede de televisão Al Jazeera, mais de 600 pessoas morreram.









