Trump agradece Irã por avisar 'com antecedência' sobre o ataque a base dos EUA no Catar
Em publicação na Truth Social, presidente dos EUA minimiza reação iraniana e fala em “neutralização eficaz” do ataque

SBT News
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a rede Truth Social para agradecer ao Irã por ter avisado "com antecedência" sobre o ataque com mísseis à base militar americana de Al Udeid, localizada no Catar.
Na publicação, Trump afirmou que a resposta de Teerã à "obliteração" das instalações nucleares iranianas foi considerada "muito fraca", como já era esperado por Washington.
+ Israel ataca instalação nuclear de Fordow, no Irã, após ataque dos EUA
"O Irã respondeu oficialmente à nossa obliteração das instalações nucleares deles com uma reação muito fraca, como esperávamos, e que conseguimos neutralizar de forma extremamente eficaz. Foram lançados 14 mísseis — 13 foram abatidos e 1 foi 'liberado' porque seguia em uma direção não ameaçadora", disse Trump.
+ Parlamento do Irã aprova fechamento do Estreito de Ormuz em retaliação a ataques dos EUA
O presidente também garantiu que nenhum militar americano ficou ferido. "Tenho o prazer de informar que nenhum americano foi ferido e quase nenhum dano foi causado. Mais importante ainda, eles aparentemente ‘tiraram tudo do sistema’, e, com sorte, não haverá mais ódio", afirmou.
+ Líder Supremo do Irã pede que Rússia os ajude com mais intensidade
Trump agradeceu diretamente ao governo iraniano pelo aviso antecipado, destacando que isso permitiu evitar perdas humanas. "Quero agradecer ao Irã por nos avisar com antecedência, o que tornou possível evitar a perda de vidas e ferimentos. Talvez agora o Irã possa avançar rumo à paz e harmonia na região, e eu incentivarei entusiasticamente Israel a fazer o mesmo. Obrigado pela atenção a este assunto!", completou.
+ Ataque dos EUA a usinas nucleares no Irã é ação inédita em 45 anos; entenda
A base aérea de Al Udeid, alvo do ataque iraniano, é considerada a maior instalação militar dos Estados Unidos no Oriente Médio,abrigando mais de 10 mil soldados americanos. O bombardeio foi realizado na tarde desta segunda-feira (23), no horário de Brasília, em retaliação aos ataques realizados pelos EUA contra instalações nucleares do Irã no fim de semana.