Mundo

Trump afirma que "provavelmente não" vai se candidatar de novo

Nova tentativa à presidência é proibida de acordo com a constituição norte-americana; limite é de dois mandatos de quatro anos

Imagem da noticia Trump afirma que "provavelmente não" vai se candidatar de novo
Presidente norte-americano já havia discutido a possibilidade de reeleição | REUTERS/Kent Nishimura
,

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (5) que "provavelmente não" vai se candidatar de novo. Ele já havia dito que gostaria de concorrer.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Os presidentes dos EUA têm um limite de dois mandatos de quatro anos, consecutivos ou não, de acordo com a 22ª Emenda, implementada na Constituição dos Estados Unidos em 1951.

Ou seja, uma nova investida de Trump na presidência seria inconstitucional. Caso quisesse alterar a regra, seria necessária a aprovação de dois terços do Senado e da Câmara dos Representantes, além do consentimento de três quartos dos estados.

Declarações anteriores

Ainda assim, em março, Trump afirmou para a NBC News que tentaria um terceiro mandato. "Existem métodos pelos quais pode ser feito. [...] Ainda é muito cedo para pensar sobre isso", disse, à época.

Já em maio, o atual presidente norte-americano voltou a falar sobre o tema, dessa vez rejeitando rumores de uma futura candidatura. Novamente em conversa com a NBC News, Trump declarou: “É algo que, pelo que sei, não é permitido. Não sei se isso é constitucional. Mas isso não é algo que estou pensando em fazer”.

Durante a entrevista realizada na Casa Branca, Trump mencionou o vice-presidente, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, como seus possíveis sucessores na liderança do movimento MAGA (Make America Great Again) após sua saída do governo.

O atual mandato de Donald Trump se encerra em 2029.

Últimas Notícias