Publicidade
Mundo

Trump afirma que "provavelmente não" vai se candidatar de novo

Nova tentativa à presidência é proibida de acordo com a constituição norte-americana; limite é de dois mandatos de quatro anos

Imagem da noticia Trump afirma que "provavelmente não" vai se candidatar de novo
Presidente norte-americano já havia discutido a possibilidade de reeleição | REUTERS/Kent Nishimura
,
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (5) que "provavelmente não" vai se candidatar de novo. Ele já havia dito que gostaria de concorrer.

Os presidentes dos EUA têm um limite de dois mandatos de quatro anos, consecutivos ou não, de acordo com a 22ª Emenda, implementada na Constituição dos Estados Unidos em 1951.

+ Departamento de Estado americano condena prisão domiciliar de Bolsonaro e crítica Moraes

Ou seja, uma nova investida de Trump na presidência seria inconstitucional. Caso quisesse alterar a regra, seria necessária a aprovação de dois terços do Senado e da Câmara dos Representantes, além do consentimento de três quartos dos estados.

Declarações anteriores

Ainda assim, em março, Trump afirmou para a NBC News que tentaria um terceiro mandato. "Existem métodos pelos quais pode ser feito. [...] Ainda é muito cedo para pensar sobre isso", disse, à época.

Já em maio, o atual presidente norte-americano voltou a falar sobre o tema, dessa vez rejeitando rumores de uma futura candidatura. Novamente em conversa com a NBC News, Trump declarou: “É algo que, pelo que sei, não é permitido. Não sei se isso é constitucional. Mas isso não é algo que estou pensando em fazer”.

+ Dólar sobe na abertura após ata do BC e prisão de Bolsonaro

Durante a entrevista realizada na Casa Branca, Trump mencionou o vice-presidente, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, como seus possíveis sucessores na liderança do movimento MAGA (Make America Great Again) após sua saída do governo.

O atual mandato de Donald Trump se encerra em 2029.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade