Tornados atingem Centro-Oeste dos EUA e deixa pelo menos 25 mortos
Mais de 450 mil pessoas estão sem energia de Michigan ao Tennessee, segundo sistema de monitoramento
Giovanna Tuneli
Pelo menos 25 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas depois que tornados atingiram partes o Centro-Oeste dos Estados Unidos. Missouri e Kentucky estão entre os estados mais afetados pela tempestade, que teve início na sexta-feira (16). Cerca de 400 mil pessoas estão sem energia elétrica na região afetada.
+ Trump diz que ligará para Putin na segunda-feira para discutir a guerra na Ucrânia
De acordo com a BBC, autoridades do Kentucky disseram que houve 18 mortes, no Missouri, foram 7 mortos, incluindo cinco na cidade de St. Louis. Autoridades já previam que as tempestades deixariam vítimas fatais.
Além disso, outros grandes tornados foram registrados em Illinois e Indiana, totalizando pelo menos 26 vítimas. Os acontecimentos fazem parte de uma série de condições climáticas severas, causadas por uma onda de calor recorde no país, que pode se estender até o início da próxima semana.
Um alerta de tornado foi emitido para partes de Oklahoma e Texas até as 22h, no horário local. Rajadas de vento devastadoras e granizo forte também são esperados pela região. A secretária do Departamento de Segurança Interna, Kristi Noem, disse em uma publicação no X que estava em contato com os líderes dos estados afetados pelas tempestades.
"Discutimos como, embora a gestão de emergências seja melhor liderada pelas autoridades locais, reforçamos que o DHS está pronto para tomar medidas imediatas para oferecer recursos e suporte", informou Noem.
+ Governo Trump estuda reality em que imigrantes competiriam por cidadania americana
Cerca de 462.000 residências e empresas em diferentes estados estavam sem energia até a tarde de sábado, de acordo com o sistema de monitoramento local Poweroutage.us. Missouri, Kentucky e Michigan estão entre os locais mais afetado pela queda das linhas elétricas.