Terremoto de magnitude 6,2 atinge Istambul, na Turquia
Tremor foi sentido em várias regiões do país e teve epicentro no Mar de Mármara; Âncora da CNN Turquia interrompeu entrevista ao vivo; veja

SBT News
Um terremoto de magnitude 6,2 atingiu Istambul e outras regiões da Turquia na manhã desta quarta-feira (23), de acordo com a Agência de Gerenciamento de Desastres e Emergências do país. Apesar da intensidade, não houve relatos imediatos de danos graves ou feridos na metrópole com 16 milhões de habitantes.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor teve profundidade rasa, de 10 quilômetros, e seu epicentro foi localizado a cerca de 40 quilômetros ao sudoeste de Istambul, no Mar de Mármara.
+ Corpo de Papa Francisco chega à Basílica de São Pedro para velório; Acompanhe ao vivo
O abalo sísmico ocorreu às 12h49 no horário local e foi sentido em várias províncias vizinhas, como Tekirdag, Yalova, Bursa e Balikesir, além da cidade de Izmir, localizada a aproximadamente 550 quilômetros ao sul da capital econômica turca. Após o tremor principal, vários abalos secundários foram registrados, incluindo um de magnitude 5,3.
+ Caso Bruna: imagem do suspeito de assassinar estudante da USP é divulgada
Imagens compartilhadas nas redes sociais registraram o momento em que os moradores são pegos de surpresa pelo tremor. Em um deles, a âncora da CNN Turquia é obrigada a interromper uma entrevista enquanto informa que 'um grande terremoto' está atingindo Istambul.
O ministro do Interior da Turquia, Ali Yerlikaya, declarou que não houve relatos de desabamento de prédios. No entanto, em entrevista à emissora HaberTurk, informou que alguns edifícios sofreram danos estruturais.
Região de risco
A Turquia está localizada sobre duas grandes falhas geológicas, o que a torna uma região propensa a terremotos. Em 6 de fevereiro de 2023, um abalo de magnitude 7,8, seguido por outro tremor de grande intensidade, causou destruição em 11 províncias do sul e sudeste do país, deixando mais de 53 mil mortos. Na vizinha Síria, outras 6 mil pessoas também morreram.