'Somos o próximo alvo da Rússia', diz secretário-geral da Otan
Mark Rutte teme que Putin use forças contra a organização em até cinco anos; Dmitry Peskov afirma que a alegação "é uma completa estupidez"



SBT News
com informações da Reuters
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, pediu, em um discurso em Berlim nesta quinta-feira (11), para que os aliados intensifiquem os esforços de defesa para evitar uma guerra travada pela Rússia "na escala que nossos avós e bisavós enfrentaram". Segundo ele, a aliança militar ocidental não sentiu a urgência da ameaça russa na Europa e precisa aumentar rapidamente os gastos com proteção.
"Somos o próximo alvo da Rússia. Temo que muitos estejam tranquilamente complacentes e muitos acreditam que o tempo está do nosso lado. Mas não está. A hora de agir é agora", afirmou o chefe da Otan. Rutte também disse que o país governado por Vladimir Putin pode estar pronto para usar a força militar contra a organização dentro de cinco anos.
Na terça-feira (9), o Kremlin desmentiu alegações de que Putin pretende restaurar a União Soviética — como foi dito pelo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, na segunda (8) — e invadir um membro da Otan. "São uma completa estupidez", afirmou Dmitry Peskov, porta-voz do governo russo.









