Sobe para 27 o número de mortos nos incêndios da Califórnia
Mais de 12 mil imóveis e carros já foram destruídos pelas chamas; 31 pessoas seguem desaparecidas
Camila Stucaluc
Subiu para 27 o número de mortos em decorrência dos incêndios que atingem a região de Los Angeles, na Califórnia (EUA), desde a última semana. Em comunicado, o Departamento de Legistas informou que dois novos corpos foram encontrados na noite de quarta-feira (16), sendo um na área de Eaton e outra na região de Palisades.
Segundo as autoridades, a projeção é que o número de mortos seja ainda maior, uma vez que 31 pessoas permanecem desaparecidas. Robert Luna, xerife do condado de Los Angeles, informou que as equipes ainda não conseguem acessar algumas áreas devido ao fogo. “Quando for seguro, esse número vai mudar absolutamente”, disse.
Até o momento, o fogo já consumiu mais de 160 km² – área maior que a cidade de São Francisco –, destruindo mais de 12 mil imóveis e carros. A trégua dos ventos Santa Ana vem possibilitando uma contenção maior das chamas pelos bombeiros, que usam aviões militares carregados de água, caminhões-pipa e um pó retardador de chamas.
Apesar do cenário positivo, as autoridades pediram que os milhares de moradores evacuados não retornem aos bairros onde o fogo foi contido, já que, além de ameaça de incêndio, muitas estruturas estão instáveis e as ruas seguem com destroços. Alertaram ainda que as cinzas podem conter materiais tóxicos, como chumbo e amianto.
Reconhecendo os riscos à saúde, o condado proibiu qualquer limpeza ou remoção de detritos de incêndio até que uma inspeção de materiais perigosos seja concluída por funcionários do governo. A cidade também está trabalhando para garantir que o sistema de drenagem pluvial não fique entupido caso chova nas próximas semanas.
Outro risco apontado envolve saques e roubos em bairros evacuados. O Departamento de Polícia informou que sete pessoas foram presas nos últimos dias, sendo que dois dos detidos foram pegos se passando por bombeiros para entrar e sair das casas. Tropas da Guarda Nacional da Califórnia foram mobilizadas para auxiliar na segurança local.
+ Retardador de incêndio deixa ruas cobertas de pó rosa em Los Angeles; veja fotos
“Esses incêndios florestais já causaram danos suficientes à vida das pessoas. Deixe-me ser bem clara: haverá tolerância zero para saques durante esta crise. As autoridades locais estão prontas para processar qualquer pessoa que tente entrar em casas ou propriedades”, disse a prefeita de Los Angeles, Karen Bass.