Siga o Papai Noel: militares rastreiam "voo" de entrega de presentes
Depois da China, ele seguiu caminho para a Austrália; saiba como monitorar o trajeto do trenó
O "voo" do Papai Noel segue em pleno vapor ao longo da véspera de Natal de 2023. O Comando de Defesa Aeroespacial dos Estados Unidos faz o monitoramento do trajeto do trenó. A viagem começou na Ásia, e já contou com pausas pela China e Austrália. A transmissão, de 24 horas, deve trazer o bom velhinho pelas Américas na parte final da rota.
A trajetória pode ser acompanhada pelo site criado pela organização norte-americana e do Canadá. A opção também está em outros aplicativos e plataformas como Google e Flightradar24.
De acordo com divulgação da Norad, sigla em inglês do sistema de Defesa, a rota pode passar por adequações, já que o plano traçado pelo Papai Noel não foi divulgado. "Não podemos prever exatamente quando ele vai passar pela sua casa. No entanto, aprendemos com experiências do passado que ele só aparece quando as crianças estão dormindo", diz trecho de nota divulgada na nova etapa do projeto.
A brincadeira, que virou uma tradição Natalina no meio digital, também inclui jogos, livros e músicas para crianças. O simulador ainda estima quantos presentes foram entregues. Até esta tarde, haviam sido mais de 1,6 bilhão. Saiba como acessar:
Site Norad
Uma página feita pelo sistema de Defesa disponibiliza jogos e o rastreio do trenó. Acesse aqui. Pelo site também é possível baixar aplicativos no sistema android e iOS. A plataforma está em inglês, mas pode ser traduzida a outros idiomas.
A página do Google também criou um site com jogos e rastreio do trenó, que pode ser acessado clicando aqui.
Flightradar24
O sistema que concede informação de voos ao redor do mundo disponibilizou uma página de acesso para o Papai Noel, até a publicação da reportagem, 9 mil km haviam sido percorridos. O início e o fim estão marcados no Polo Norte.