SBT News é a marca de jornalismo mais confiável do Brasil pelo 5º ano seguido
Estudo do Instituto Reuters, da Universidade de Oxford, apresenta tendências para o consumo de notícias e o nível de confiança do público nos veículos

SBT News
O SBT News se manteve pelo quinto ano seguido como a marca mais confiável de jornalismo no Brasil e, agora, isolada como a de menor desconfiança. Em relação ao ano passado, a confiança aumentou em 2 pontos percentuais e a desconfiança caiu em 2 pontos.
É o que aponta o Digital News Report 2025, realizado pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, em parceria com a Universidade de Oxford, divulgado nesta terça-feira (17). O Instituto Reuters de Estudo do Jornalismo faz parte da Universidade de Oxford, uma das mais renomadas do mundo, e desenvolve pesquisas sobre o futuro do jornalismo mundial.
Segundo o levantamento, 64% dos entrevistados confiam nas notícias veiculadas pelo SBT News, ante 62% no ano passado, enquanto os que não confiam caíram de 17% para 15% este ano. O site concentra toda a produção jornalística do SBT.
Como é feita a pesquisa?
Apenas os veículos citados na tabela foram considerados na pesquisa. Na escala, 0 era "nada confiável" e 10 "totalmente confiável". Notas de 6 a 10 são consideradas "confio"; nota 5 significa "não confio, nem desconfio", de 4 a 0, "não confio".
A avaliação de credibilidade reflete a avaliação dos entrevistados, e as notas são o agregado dessa opinião.

A confiança do público brasileiro nas notícias em geral está em 42%, numa leve oscilação dos 43% do ano passado. É um cenário de estabilidade após sucessivas reduções do patamar de 62% registrado em 2015, no primeiro levantamento do Instituto.
Além disso, a proporção de entrevistados que evitam notícias com frequência ou às vezes chegou a 46%, praticamente o mesmo patamar do ano passado (47%).
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Onde as pessoas consomem notícias?
O levantamento também mostra que 78% do público consomem notícias por meios digitais. Mais da metade (54%) usa as redes sociais para se informar e 46% recorrem à televisão. Veículos impressos são utilizados por 10% dos entrevistados. Os chatbots de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, são usados por 9% do público e os podcasts, por 10%.
O principal dispositivo usado para notícias é o smartphone, com índice de 82%, superando o computador (52%) e o tablet (28%).
Entre as redes, o YouTube e o Instagram são os mais usados para notícias, por 37% do público; 36% dos usuários dizem que usam WhatsApp para ver notícias. Facebook foi citado como fonte de notícia para 28%, TikTok, por 18% e Z, por 9%.