Rússia volta a lançar ataque massivo de mísseis e drones contra Ucrânia
Maioria dos lançamentos foram interceptados pelas forças ucranianas; Kiev foi o principal alvo
A Rússia voltou a atacar a Ucrânia nesta segunda-feira (2). Segundo autoridades, foram lançados 35 mísseis balísticos e 23 drones contra Kiev, quase todos interceptados pelo sistema de defesa do país. Os destroços das armas abatidas, contudo, provocaram incêndios e danificaram casas e infraestruturas na capital.
Até o momento, o governo contabiliza três feridos, sendo que dois foram hospitalizados. Eles foram atingidos por destroços das armas destruídas.
Além de Kiev, as forças russas miraram as regiões de Kharkiv, Dnipro, Poltava, Mykolaiv e Zaporizhzhia. Em meio ao cenário, o governo emitiu alertas de novos ataques aéreos por todo o país. O aviso durou cerca de duas horas, o que chamou a atenção da vizinha Polônia, que ativou seu sistema de defesa como precaução.
+ Rússia critica Ocidente e volta a alertar sobre risco de Terceira Guerra Mundial
O ataque russo acontece um dia após os militares interceptarem 158 drones ucranianos lançados contra regiões russas, incluindo Moscou. Quase 50 dos drones estavam sobre a região de Kursk, para onde a Ucrânia enviou suas forças nas últimas semanas. A incursão foi considerada a maior em solo russo desde a Segunda Guerra Mundial.