Rio Sena recebe primeiro teste para a abertura das Olimpíadas
Pela primeira vez na história, momento que marca o início dos Jogos Olímpicos não será realizado em um estádio
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos realizou nesta segunda-feira (17) o primeiro teste para a cerimônia de abertura de Paris 2024.
O ensaio focou em questões técnicas e contou com 55 barcos no rio Sena. No dia da cerimônia oficial, em 26 de julho, um total de 205 delegações desfilarão em mais de 80 barcos, serpenteando seis quilômetros do rio, da Pont d’Austerlitz a Pont d’Iéna. Essa será a primeira vez que a abertura dos Jogos acontecerá ao ar livre e terá quase quatro horas de duração.
Em maio, o presidente francês Emmanuel Macron adotou uma postura cautelosa quando disse que o evento ao ar livre, que deve trazer 100 líderes mundiais às margens do rio, poderia ser transferido para uma cerimônia de abertura mais convencional no Stade de France, o estádio nacional, se a ameaça à segurança for considerada muito alta.
Apesar das preocupações com a segurança, Thierry Reboul, Diretor Executivo de Cerimônias, confirmou que as autoridades ainda estão se preparando para o evento ao ar livre e que não há alternativas sendo preparadas nesta fase.
"Como você pode ver aqui, há o Sena e há barcos, então parece muito com o Plano A. De fato, é nele que estamos trabalhando e para o qual estamos treinando, como você pode ver hoje.", disse Reboul.
"O foco do nosso treinamento está no tempo, na capacidade dos barcos de navegar juntos, é claro, mas acima de tudo em manter um cronograma para que possamos apresentar nossas delegações no lugar certo quando precisamos apresentá-las", explicou.