Retrato oficial de Trump como 47º presidente dos EUA é divulgado
Imagem gerou comparações com foto do primeiro mandato e "Mug Shot"; republicano toma posse na próxima segunda-feira (20)
Camila Stucaluc
Donald Trump teve seu retrato oficial como o 47º presidente dos Estados Unidos divulgado. A imagem foi publicada pela equipe de transição de governo na quinta-feira (16), quatro dias antes da posse do republicano – marcada para segunda-feira (20).
+ Em discurso de despedida, Biden alerta para oligarquia chegando ao poder
A foto oficial de Trump destoa do retrato divulgado em 2017, quando o republicano foi eleito para seu primeiro mandato. Na antiga, ele aparecia sorrindo, enquanto, na nova, está com uma expressão séria, levantando uma das sobrancelhas. Na legenda, a equipe de transição escreveu “go hard” (algo como “vai com tudo”, na tradução livre para o português).
A pose de Trump na foto é parecida com sua "Mug Shot" – fotografia tirada na delegacia –, quando foi fichado pela polícia no âmbito das investigações que apuraram a tentativa do republicano de reverter os resultados das eleições presidenciais de 2020. Ele foi o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ter a chamada “Mug Shot”.
Além de Trump, a equipe de transição divulgou a imagem oficial do vice-presidente, J.D. Vance. Ele será empossado junto com Trump, em Washington, DC.
Posse
A posse de Trump e Vance será dividida em quatro dias, com shows, jantares e eventos religiosos. Entre os eventos programados, destaca-se o Baile Hispânico, marcado para sábado (18), que é voltado para as comunidades que são ou que representam a cultura espanhola ou latina no país norte-americano.
+ Economia, imigração e clima: Veja 5 promessas de Trump para Presidência
A programação inclui outros eventos de grande porte, como um comício, oração na Catedral Nacional de Washington, show de fogos de artifício no campo de golfe de Trump na Virginia, e apresentações de artistas como o grupo Village People, dos cantores country Carrie Underwood e Lee Greenwood, além do cantor de ópera Christopher Macchio.