Publicidade
Mundo

Príncipe Harry faz visita surpresa na Ucrânia e promete ajudar feridos de guerra

Membro da família real britânica viajou ao lado da Fundação Invictus Games

Imagem da noticia Príncipe Harry faz visita surpresa na Ucrânia e promete ajudar feridos de guerra
Príncipe Harry durante visita ao Superhumans Center | Divulgação/Invictus Games Foundation
Publicidade

O príncipe Harry fez uma visita surpresa a Kiev, capital da Ucrânia, nesta sexta-feira (12). Ele viajou ao lado de uma equipe de sua própria fundação, a Invictus Games, e prometeu fazer “todo o possível” para ajudar na recuperação de militares feridos na guerra com a Rússia.

"Não podemos parar a guerra, mas podemos fazer tudo ao nosso alcance para ajudar no processo de recuperação. Podemos continuar a humanizar as pessoas envolvidas nesta guerra e o que elas estão passando. Espero que esta viagem ajude, porque é fácil ficar insensível ao que está acontecendo”, disse Harry ao The Guardian.

Esta é a segunda vez que Harry visita a Ucrânia em meio à guerra. A primeira viagem ocorreu em abril deste ano, em Lviv, à convite da CEO do Superhumans Center, Olga Rudneva. A instalação oferece atendimento gratuito especializado para militares e civis afetados pelo conflito, incluindo próteses, cirurgias e apoio psicológico.

A nova visita, segundo Harry, também foi proposta por Olga, mas à convite do governo ucraniano. "Eu esbarrei em Olga em Nova York. Perguntei a ela o que poderia fazer para ajudar. Ela disse que 'o maior impacto que você tem é vir para Kiev'. Em Lviv, você não vê muito da guerra. É tão longe a oeste. Esta é a primeira vez que veremos a verdadeira destruição da guerra”, disse Harry.

+ Brasileiro ferido na guerra entre Rússia e Ucrânia tenta voltar ao país

A Invictus Games foi lançada por Harry em 2014. A instituição é voltada para veteranos feridos que queiram competir em eventos esportivos adaptados — semelhantes às Paraolimpíadas. Ao todo, 22 países já participaram da competição bienal, totalizando 500 competidores. No caso da Ucrânia, a primeira participação foi em 2017.

Publicidade

Assuntos relacionados

Ucrânia
Guerra
Príncipe Harry
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade