Publicidade
Mundo

Gaza recebe primeiro navio com ajuda humanitária

Comida está longe de ser suficiente, mas é o começo de uma rota aberta por um navio de uma ONG, que já prepara mais 200 toneladas no Chipre

Imagem da noticia Gaza recebe primeiro navio com ajuda humanitária
Publicidade

O primeiro navio com ajuda humanitária chegou a Gaza neste sábado (16) e abriu uma nova rota marítima.

A comida que chegou pelo mar está longe de ser suficiente, mas é o começo de uma rota aberta por um navio de uma ONG espanhola, que já prepara mais 200 toneladas na ilha do Chipre, país da União Europeia mais próximo à Gaza. O segundo navio deve partir ainda neste fim de semana.

Os israelenses têm divulgado a operação em suas redes sociais, mas não participaram diretamente dela.

Em Gaza, soldados estão fiscalizando a construção de um porto provisório pelos Estados Unidos, para ajudar na distribuição de comida. Israel teve de ceder à pressão cada vez maior da comunidade internacional pra entrada de mais alimentos.

Neste sábado, o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, disse que é "inadmissível" o que chamou de "tática da fome". Isso, horas depois do governo israelense prometer inundar Gaza com ajuda humanitária.

Também aumentou a pressão das famílias dos mais de 100 reféns que ainda estão sob poder do Hamas. Na noite deste sábado, em Tel Aviv, houve mais um protesto para cobrar um acordo.

O Hamas ofereceu um plano em três etapas, que começaria com uma trégua de 40 dias e a libertação de mulheres, crianças, idosos e doentes em troca de 700 a 1 mil prisioneiros palestinos.

Mesmo depois do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ter classificado o plano como fora da realidade e ter dado sinal verde para a invasão a Rafah, no sul da Faixa de Gaza, o governo de Israel deve voltar à mesa de negociações a partir deste domingo (17).

O diretor do Mossad, serviço de inteligência israelense, deve se encontrar em Doha com autoridades do Catar e do Egito, que mediam as conversas com o Hamas, ao lado dos Estados Unidos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade