Pesquisadores descobrem planeta com densidade de algodão-doce
Wasp-193b é 50% maior que Júpiter e consiste, principalmente, de hidrogênio e hélio
SBT News
Astrônomos identificaram um exoplaneta, nomeado Wasp-193b, que é maior que Júpiter, mas surpreendentemente tão fofo e leve quanto um algodão-doce.
A investigação, feita em uma colaboração entre a Universidade de Liège, da Bélgica, o MIT, dos Estados Unidos, e o Instituto de Astrofísica da Andaluzia, da Espanha, teve o resultado publicado na revista Nature Astronomy nesta semana.
“A razão pela qual se assemelha a algodão-doce é porque ambos são praticamente ar. O planeta é superfofo”, disse o principal autor do estudo, Khalid Barkaoui, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em um comunicado.
Segundo os pesquisadores, o WASP-193B está localizado a cerca de 1.200 anos-luz de distância — um ano-luz equivale a 5,8 trilhões de milhas — e foi confirmado ano passado. Contudo, foi necessário utilizar diversos telescópios para determinar a sua consistência e tamanho.
O Wasp-193b consiste principalmente de hidrogênio e hélio e é o segundo exoplaneta mais leve descoberto até agora com base nas suas dimensões e massa. Os gigantes gasosos do nosso sistema solar — Júpiter, Saturno, Urano e Netuno — são muito mais densos.
Com informações da Associated Press