Passa de mil o número de mortos por tempestades no Sudeste Asiático
Inundações atingiram Sri Lanka, Indonésia, Tailândia e Malásia; buscas por desaparecidos continuam

SBT News
com informações da Reuters
Passa de mil o número de mortos em diversos países do Sudeste Asiático após chuvas torrenciais e inundações atingirem o Sri Lanka, partes da ilha de Sumatra, na Indonésia, o sul da Tailândia e o norte da Malásia.
Somente na ilha de Sumatra, o número de vítimas ultrapassou 700, informaram as autoridades do país nesta terça-feira (2). No Sri Lanka, o número subiu para 410, enquanto 336 pessoas continuam desaparecidas, segundo o Centro de Gestão de Desastres do país.
A agência de desastres da Indonésia informou que as equipes estão priorizando a distribuição de ajuda por terra, mar e ar, além da limpeza de estradas bloqueadas e do reparo da infraestrutura danificada. “Esperamos que possamos acelerar a distribuição logística”, declarou o porta-voz Abdul Muhari.
Especialistas em meio ambiente e autoridades locais afirmaram que o desmatamento em Sumatra do Norte e Sumatra Ocidental levou a um número desproporcional de mortes.
“Esse desastre não foi um desastre natural. Isso é um desastre ecológico causado pela má gestão dos recursos naturais pelo governo. A WALHI de Sumatra Ocidental calculou que somente em Sumatra Ocidental, a área desmatada de 2001 a 2024 chegou a 324 mil hectares de floresta úmida”, afirmou o chefe do Fórum Indonésio para o Meio Ambiente (WALHI) em Sumatra Ocidental, Tommy Adam.
“Com o alto volume de chuva atual, a floresta — que deveria atuar como uma grande esponja para a região a montante — deixa de funcionar, fazendo com que troncos de madeira sejam carregados até os estuários.”, completou.
A região passa pelo típico período de monções de inverno, mas o fenômeno foi agravado pela passagem de um ciclone e diversos tufões registrados em poucos dias. Nesta terça-feira (2), as águas começaram a baixar nas áreas afetadas, mas o tamanho da devastação ainda é calculado pelos governos locais.









