Papa tem insuficiência renal leve, diz Vaticano
Francisco não teve mais crises respiratórias, mas quadro continua crítico

SBT News
O Papa Francisco continua em estado crítico e exames de sangue mostraram uma insuficiência renal leve e controlada, informou o Vaticano neste domingo (23). Ele está "vigilante e bem orientado".
Os médicos disseram que Francisco não teve mais crise respiratória desde sábado à noite, mas ele ainda recebe altos fluxos de oxigênio suplementar.
+ Papa Francisco teve noite tranquila no hospital após crise de asma, diz Vaticano
Alguns exames de sangue mostraram “insuficiência renal inicial, leve”, mas que está sob controle. A contagem reduzida de plaquetas, necessária para a coagulação, que foi detectada pela primeira vez no sábado, está estável.
"O estado de saúde do Santo Padre continua crítico. Desde ontem à noite ele não apresentou mais crises respiratórias. No entanto, alguns exames de sangue mostram uma insuficiência renal inicial, leve, atualmente controlada. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum resultado exigem que o prognóstico permaneça reservado", informou o boletim médico.
Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde o dia 14. Inicialmente, ele foi diagnosticado com um quadro de bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias.
* com informações da Associated Press