Mundo

Papa Francisco tem noite tranquila após leve melhora, diz Vaticano

Pontífice está internado desde 14 de fevereiro para tratar um quadro de pneumonia bilateral

Imagem da noticia Papa Francisco tem noite tranquila após leve melhora, diz Vaticano
Papa Francisco está internado desde o dia 14 de fevereiro / Reprodução Vatican News

O Papa Francisco teve uma noite tranquila no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, onde está internado para tratar uma pneumonia bilateral – que afeta os dois pulmões. A atualização foi feita pelo Vaticano, na manhã desta segunda-feira (10).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

No domingo (9), a Santa Sé relatou que Francisco permanece estável, com leves melhoras graduais. “O Papa continuou sua terapia, bem como fisioterapia respiratória e motora. Ele está seguindo a dieta prescrita, que agora inclui alimentos sólidos”, disse.

Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. Inicialmente, foi apontado um quadro de bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. No dia 20 de fevereiro, o pontífice realizou uma tomografia, que revelou uma pneumonia bilateral.

Por enquanto, não há previsão de alta. A Santa Sé afirmou que a internação durará o "tempo necessário" para que o papa volte para casa em segurança.

Essa é a quarta hospitalização de Francisco em quatro anos – e a mais longa até agora. A primeira ocorreu em 2021, quando o pontífice passou por uma intervenção cirúrgica devido a uma diverticulite. As outras duas ocorreram em março de 2023, por uma bronquite infecciosa, e em junho do mesmo ano, devido ao risco de obstrução intestinal.

Apesar do quadro de saúde delicado, a Santa Sé disse que Francisco permanece de bom humor e tem cumprido agendas no hospital. No domingo (9), por exemplo, o pontífice acompanhou virtualmente a primeira sessão de exercícios espirituais da Quaresma. Ele também gravou uma mensagem aos fiéis, agradecendo pelas orações por sua saúde.

“Agradeço, de todo coração, as orações que fazem pela minha saúde da Praça [de São Pedro]. Os acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem os proteja. Obrigado”, disse o papa, com voz fraca e ofegante.

Assuntos relacionados

Papa Francisco
Vaticano
Saúde

Últimas Notícias