Orangotango usa planta medicinal para cuidar de ferimento
Cientistas flagraram comportamento de animal na Indonésia, num registro inédito
SBT News
Um orangotango da Sumatra foi flagrado tirando folhas de uma planta comumente usada para tratar dor e inflamação no Sudeste da Ásia. Depois de colher as folhas, o animal as mastigou e usou os dedos para aplicá-la num ferimento na bochecha. Ele cobre todo o machucado com a erva, como um curativo.
O flagra gerou um estudo publicado na Scientific Reports e é mais um exemplo de como animais selvagens são capazes de lidar com os próprios problemas de saúde com remédios naturais. Os pesquisadores já tinham observado animais coletando ervas medicinais, mas é a primeira vez que conseguem testemunhar o uso da substância.
"Esta é a primeira vez que observamos um animal selvagem aplicando uma potente planta medicinal diretamente num machucado", diz a coautora do estudo Isabelle Laumer, bióloga no Instituto Max Planck de Comportamento Animal em Konstanz, na Alemanha.
O vídeo foi captado na reserva Suaq, em Medan, na Indonésia, em 2022. A área de conservação recebe pesquisadores de vários lugares do mundo.
*Com informações da AP