Publicidade
Mundo

Onda de frio ártico afeta milhões nos Estados Unidos

Pelo menos 60 milhões de norte-americanos estão sob alertas climáticos

Imagem da noticia Onda de frio ártico afeta milhões nos Estados Unidos
Publicidade

Dois terços dos Estados Unidos enfrentam nesta segunda-feira (6) temperaturas perigosamente baixas, com ventos cortantes, afetando mais de 60 milhões de pessoas. Segundo meteorologistas, os termômetros podem marcar entre 7°C e 14°C abaixo da média para esta época do ano.

No domingo, Chicago, por exemplo, registrou temperaturas variando entre -7°C e 10°C, enquanto em International Falls, Minnesota, chegou a -11,7°C, na fronteira com o Canadá.

+ Congresso certifica oficialmente a vitória de Donald Trump

De acordo com Jon Palmer, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia em Gray, Maine, os estados do Nordeste estão entre os mais propensos a enfrentar vários dias de frio intenso, especialmente após um inverno relativamente ameno. O ar gelado se espalhará até o sul da Geórgia, com algumas áreas da Costa Leste registrando mínimas em dígitos únicos.

Boa parte dos EUA ficará sob camadas de neve
Boa parte dos EUA ficará sob camadas de neve

O vórtice polar, deslocado para o sul, manteve grande parte do país sob condições severas. A tempestade trouxe gelo, neve e ventos, tornando estradas perigosas, fechando escolas, além de provocar cortes de energia e o cancelamento de voos.

Kansas City, no Missouri, é uma das maiores cidades atingidas pela tempestade, com partes da região registrando 30 centímetros de neve em 24 horas e até 35 centímetros esperados até que a tempestade desapareça completamente.

Até o meio-dia de segunda-feira, o estado de Indiana registrou mais de 250 acidentes e 270 veículos derrapando nas estradas. Ocorrências semelhantes foram relatadas na Virgínia.

+ Papa Francisco nomeia a primeira mulher prefeita do Vaticano

Os aeroportos ao redor dos Estados Unidos enfrentaram atrasos significativos. Segundo a plataforma Flight Aware, mais de 800 voos foram afetados nos aeroportos próximos à capital Washington, D.C., com previsão de mais neve. No Aeroporto Internacional de Baltimore-Washington, 300 voos sofreram impactos. Já em Chicago O’Hare, 730 voos foram cancelados ou atrasados.

A Casa Branca informou que o presidente Joe Biden acompanha de perto os efeitos do clima severo e orientou sua equipe a prestar apoio às autoridades locais e estaduais conforme necessário. Jeremy Edwards, porta-voz da Casa Branca, pediu à população que leve os alertas a sério e siga as orientações das autoridades.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade