Oficial do Hamas diz que aceita resolução de cessar-fogo da ONU
Informação é da agência de notícia Reuters; EUA se pronunciam
SBT News
O Hamas aceita o plano de cessar-fogo na Faixa de Gaza aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU, informou um alto funcionário do grupo palestino à agência de notícia Reuters nesta terça-feira (11).
A proposta, liderada pelos Estados Unidos, é composta por três fases: a libertação de reféns pelo Hamas, a retirada dos soldados israelenses da região e o fim das hostilidades. Por fim, o plano prevê meios para a reconstrução do território palestino.
À Reuters, Sami Abu Zuhri, do Hamas, afirmou que o grupo aceitou o plano que estipula a retirada das tropas israelenses de Gaza e a troca de reféns mantidos no enclave por palestinos presos em Israel, mas que cabe a Washington garantir que Israel cumpra o acordo.
"A administração dos EUA enfrenta um verdadeiro teste para cumprir os seus compromissos de obrigar a ocupação a acabar imediatamente com a guerra, numa implementação da resolução do Conselho de Segurança da ONU", disse Abu Zuhri à agência de notícias.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, classificou a declaração como "um sinal de esperança", mas afirmou que ainda é necessário que a liderança do Hamas na Gaza sitiada se pronuncie. "Isso é o que conta e é isso que ainda não temos."