Ex-jogador de futebol americano, O.J. Simpson morre aos 76 anos
Americano faleceu em decorrência de um câncer, de acordo com a família
O ex-jogador de futebol americano e ex-ator O.J. Simpson morreu, na quarta-feira (10), aos 76 anos. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (11), pela família do americano, que faleceu em decorrência de um câncer.
"Em 10 de abril, nosso pai, Orenthal James Simpson, sucumbiu à batalha contra o câncer", afirmou o comunicado da família de Simpson no X, o antigo Twitter. Ainda de acordo com a publicação, o ex-jogador "estava cercado por seus filhos e netos".
Astro do futebol americano, o ex-jogador do Buffalo Bills foi acusado de matar a facadas a ex-mulher, Nicole Brown Simpson, e um amigo dela, Ronald Goldman, em 12 de junho de 1994. Cinco dias depois, O.J. Simpson tentou fugir e a perseguição por quase 100 km ao seu carro, um Ford Bronco, foi televisionada pela mídia.
As emissoras de TV interromperam a cobertura das finais da NBA de 1994 e da abertura da Copa do Mundo dos EUA para transmitir a perseguição ao vivo. Ela foi assistida por cerca de 95 milhões de pessoas.
O julgamento do caso, chamado de "Julgamento do Século", causou comoção mundial e foi um dos mais polêmicos da história dos Estados Unidos. Isso porque ele era um fenômeno do entretenimento e muito rico. O fato de ser um homem negro e as duas vítimas serem brancas também foi muito explorado à época.
Mesmo com uma série de provas que o incriminavam, seu grupo de advogados conseguiu que o corpo de jurados, de maioria negra, declarasse o réu inocente, em 1995. Eles usaram o argumento de que o ex-jogador estava sendo acusado por ser negro, capitalizando a raiva da comunidade afro-americana em relação à Polícia de Los Angeles.
Após o julgamento, o pai de Ronald Goldman entrou com uma ação civil contra O.J. Simpson. Em 1997, ele foi condenado a pagar indenizações de mais de US$ 33 milhões às famílias das duas vítimas.
Em 16 de setembro de 2007, O.J. voltou a enfrentar problemas com a Justiça, após ser preso em Las Vegas pelos crimes de assalto à mão armada, sequestro e formação de quadrilha. Ele foi condenado a 33 anos de prisão por ter roubado peças esportivas de colecionadores e os mantido presos em um quarto de hotel.
Em 2016, a FX lançou a série American Crime Story: O Povo Contra O.J. Simpson, contando a história do julgamento do ex-jogador de futebol americano. Aclamada pela crítica, a série levou nove estatuetas do Emmy, a premiação mais importante da TV americana, e dois Globos de Ouro.