Publicidade
Mundo

Número de mortos sobe para 51 no Texas após enchentes; temporais devem continuar

Cerca de 27 meninas que estavam em um acampamento religioso às margens do rio Guadalupe permanecem desaparecidas; buscas continuam no estado

,
• Atualizado em
Publicidade

Pelo menos 51 mortes foram confirmadas em decorrência das enchentes causadas pelas fortes tempestades que atingiram o centro-sul do Texas, nos Estados Unidos, na sexta-feira (4).

+ Vídeo mostra destruição após tragédia; assista

Até a última atualização desta reportagem, entre as vítimas confirmadas, 18 eram adultos e 14 crianças. As autoridades não divulgaram detalhes sobre as demais vítimas. Além disso, 27 meninas que participavam de um acampamento religioso continuam desaparecidas.

As equipes de resgate continuam as buscas por vítimas e desabrigados neste sábado (5). A operação mobilizou mais de 500 agentes de diferentes órgãos, além de 14 helicópteros e 12 drones.

O governador do Texas, Greg Abbott, afirmou que os trabalhos de busca e salvamento seguirão "sem parar", para tentar localizar todos os desaparecidos.

No entanto, as condições climáticas continuam desfavoráveis. Segundo Jason Runyen, do Serviço Nacional de Meteorologia, a tempestade de movimento lento que atingiu a região central do Texas deve trazer mais chuvas, com risco de tempestades severas e novas inundações pelo menos até domingo (6).

O presidente norte-americano afirmou, nas redes sociais, que o governo federal atua em parceria com as autoridades estaduais e locais.

“Nossa secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, estará lá em breve. Melania e eu estamos orando por todas as famílias afetadas por esta terrível tragédia. Nossos bravos socorristas estão no local fazendo o que sabem fazer de melhor”, escreveu Donald Trump.

O temporal que atingiu a região na sexta-feira (4) causou inundações em diversas áreas do Texas.

As fortes chuvas provocaram o transbordamento do Rio Guadalupe, no condado de Kerr, a cerca de 105 km de San Antonio. Em algumas localidades, o volume de água ultrapassou 30 centímetros.

Diante da gravidade da situação, o Serviço Nacional de Meteorologia declarou estado de emergência por risco de inundações severas.

Além das vítimas, as tempestades também causaram prejuízos materiais. Entre os locais atingidos está o Howdy's Restaurant, Bar & Chill, que foi tomado pelas águas do Rio Guadalupe.

Imagens registradas durante o pico da enchente mostram helicópteros realizando resgates em meio à forte correnteza.

Casas foram destruídas, estradas ficaram bloqueadas e, até o momento, não há estimativa oficial dos prejuízos causados pela tragédia.

Leia também:

+ Tempestade no Texas: vídeo mostra destruição após enchentes com mortos e desaparecidos

+ Polícia colombiana prende acusado de organizar ataque contra senador Miguel Uribe

+ Papa Leão XIV toma primeira medida para tratar de abusos cometidos pelo clero católico

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade