Nova Delhi volta a fechar escolas devido ao alto nível de poluição do ar
Capital indiana registrou poluentes 50 vezes acima do limite estabelecido pela OMS
Autoridades de Nova Delhi, capital da Índia, voltaram a suspender as aulas presenciais nas escolas primárias devido ao alto nível de poluição do ar. Em anúncio nesta sexta-feira (15), a ministra-chefe da capital, Atishi, disse que os professores deverão seguir com aulas virtuais até segundo ordem, como forma de proteger a saúde dos jovens.
+ COP29 começa com foco no financiamento climático
Segundo a plataforma suíça IQAir, que monitora a qualidade do ar, o nível de poluentes PM2.5 estão 50 vezes acima do limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Hoje, a qualidade do ar foi classificada como “insalubre” – categoria que permanece até domingo (17). Nos outros dias, o cenário é “insalubre para grupos sensíveis”.
Nova Delhi é considerada a cidade mais poluída do mundo. O cenário é atribuído, sobretudo, à queima dos chamados restolhos – folhas e caules – de cereais por agricultores, bem como à queima de combustíveis fósseis por fábricas e carros. Temperaturas mais baixas e pouco vento pioram a qualidade do ar.
Em outubro, a Suprema Corte da Índia chegou a determinar o ar limpo como um direito humano fundamental, ordenando que o governo trabalhasse para conter a poluição no país. Desde então, as autoridades vêm ampliando, por exemplo, as regras para reduzir as emissões de veículos e incentivando a compra de carros elétricos.
Especialistas afirmam, no entanto, que o governo deve dobrar os esforços para melhorar a qualidade do ar no país, uma vez que a poluição agrava várias condições de saúde, incluindo asma, câncer, doenças pulmonares e doenças cardíacas. Conforme a OMS, 1,2 milhão de pessoas morrem anualmente no país devido à má qualidade do ar.
+ Paquistão tem escolas fechadas por causa de poluição durante uma semana
"Está claro que a qualidade do ar na Índia está em um estado terrível e o governo precisa tomar medidas urgentes para reduzir a poluição do ar. Regulamentações mais rígidas sobre indústrias e veículos para reduzir a poluição do ar são a necessidade do momento. Além disso, o investimento em energias renováveis de forma descentralizada deve ser uma prioridade”, disse Avinash Chanchal, gerente de campanha do Greenpeace Índia.