Morre David Lynch, diretor surrealista de 'Twin Peaks' e 'Cidade dos Sonhos', aos 78 anos
Informação foi confirmada pela família do cineasta nas redes sociais; Lynch enfrentava enfisema pulmonar há quatro anos
Wagner Lauria Jr.
Morreu David Lynch, cineasta surrealista responsável pelos clássicos 'Cidade dos sonhos' (2002), 'Veludo Azul' (1986), 'Homem Elefante' (1980), além da série de televisão 'Twin Peaks' (1990). O diretor tinha 78 anos e enfrentava um enfisema pulmonar desde 2020, mas a causa da morte não foi informada.
+ Diretor de Hollywood conta que começou a fumar com 8 anos e hoje precisa de oxigênio para andar
A informação foi confirmada pela família na conta oficial de Lynch no Facebook.
"É com profundo pesar que nós, sua família, comunicamos o falecimento do homem e do artista, David Lynch. Gostaríamos de alguma privacidade neste momento. Há um grande buraco no mundo agora que ele já não está entre nós. Mas, como ele diria, "Fique de olho no donut e não no buraco. Está um dia lindo com sol dourado e céu azul em todo o caminho."
"Lynchiano"
O diretor foi responsável por desenvolver seu próprio estilo cinematográfico, denominado "Lynchiano", que é caracterizado por imagens oníricas (ligadas aos sonhos) e elementos que envolvem o surrealismo, uma vez que seus filmes possuem forte influência do inconsciente.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Psicanálise, o inconsciente abrange lembranças, memórias e experiências que não estão alcance da consciência, ou seja, tudo o que não conseguimos perceber em nós mesmos imediatamente. Duas formas de expressão são os sonhos e os atos-falhos (quando a pessoa deixa escapar alguma fala sem perceber).
Além disso, o diretor mesclava elementos de horror com a estética noir, um subgênero de filmes policiais. Ele também escreveu três livros ao longo de sua vida, 'Images' (1994), 'Catching the Big Fish' (2006) e 'Espaço Para Sonhar' (2018), que falam sobre seu trabalho e estilo como cineasta.
Diversas vezes, Lynch defendeu em entrevistas a "Meditação Transcendental", técnica meditativa que envolve a repetição de mantras para atingir um estado de tranquilidade, como parte fundamental em seu processo criativo. O diretor, inclusive, criou em 2005 a David Lynch Foundation, com o objetivo de financiar o aprendizado da prática em escolas, além de pessoas em situação de rua, veteranos militares dos EUA, refugiados de guerra africanos e presidiários.
Diretor enfrentava enfisema pulmonar há quatro anos
Em entrevista à revista People em novembro do ano passado, Lynch revelou que foi diagnosticado com enfisema pulmonar há quatro anos e só conseguiu parar de fumar dois anos após descobrir a doença.
O diretor cresceu na zona rural de Idaho e Washington, e começou a fumar ainda na infância, aos 8 anos. O cineasta responsa´vel disse que o cigarro foi uma parte importante de sua vida. "Eu amava o cheiro do tabaco, o gosto do tabaco. Eu adorava acender cigarros. Fazia parte de ser pintor ou diretor de cinema para mim", afirmou.
O que é enfisema pulmonar?
Enfisema pulmonar é um tipo de doença obstrutiva crônica (DPOC) que compromete progressivamente a capacidade respiratória dos pacientes. Os pulmões vão perdendo a elasticidade, comprometendo as trocas gasosas.
O tabagismo é a principal causa, mas a exposição à poluição também está relacionada à doença, segundo o Hospital Israelita Albert Einstein.
Os primeiros sintomas são discretos, como cansaço, tosse e falta de ar em atividades cotidianas e podem ser confundidos com falta de condicionamento físico. Mas, à medida que a doença avança, os sintomas ficam mais intensos, podendo ser percebidos mesmo em momentos de repouso.
O diagnóstico é feito por exames de imagem, como radiografia de tórax e tomografia computadorizada. Muitas vezes, a suspeita da doença surge em quadros de infecção respiratória com sintomas mais intensos do que o esperado.
A condição não tem cura, mas há tratamentos que podem aliviar os sintomas, como medicamentos broncodilatadores. Nos casos mais graves, é preciso suporte de oxigênio. Em qualquer momento, evitar a exposição ao agente causador do enfisema, como o cigarro, é fundamental para barrar o avanço da doença.